terça-feira, 2 de novembro de 2010

Câncer de mama
Tops conscientizam as mulheres

 
Atletas cearenses Nayara Silva, Isabela Sousa, Ana Lyvia Martins e Tita Tavares se mobilizam no combate ao câncer de mama. Foto: Divulgação.
O câncer de mama é provavelmente a mais temida doença entre as mulheres, devido à sua alta frequência e seus efeitos psicológicos.

Estes efeitos podem afetar a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.

No Brasil, este tipo de câncer é o que mais causa mortes entre as mulheres, além de causar mutilação quando ocorre a mastectomia, retirada total ou parcial da mama, se torna necessária.

Diante destes dados alarmantes e por estarmos no mês de outubro, período em que o evento internacional de combate ao câncer de mama acontece, surfistas e bodyboarders se unem no chamado Outubro Rosa.

As cearenses Isabela Sousa, Ana Lyvia Martins, Tita Tavares e Nayara Silva usam todo o prestígio do esporte e a rotulagem de campeãs para mobilizar, alertar e concientizar não somente as mulheres, como também os filhos, companheiros e familiares para a prevenção e tratamento deste tipo de câncer.

''O objetivo é exibir mulheres atingidas pelo Câncer de Mama que podem superar ou já superaram a doença. Queremos provar que elas evoluiram na saúde e se tornaram campeãs da vida. Esta matéria prova que nosso esporte é uma forma de socialização e promove a melhoria da saúde da sociedade'', declara Ana Lyvia.

Quando uma mulher entra em óbito devido à doença, a família inteira perde e sofre, pois o tratamento é  sempre doloroso e invasivo.

Nos dias atuais, em que a prótese de silicone faz a cabeça de muitas mulheres brasileiras, prova que o cuidado com a mama deve ser não somente visual, mas enfatizar também a saúde, pois este é o quesito mais importante para a vida.

Torna-se também necessário a atenção redobrada para mulheres que optam por colocar prótese de silicone esteticamente desnecessária, pois este, em alguns casos, dificulta ou retarda o diagnóstico.

Muito se faz contra a doença e muita coisa também há de se fazer. A responsabilidade de combater o câncer de mama não é somente das mulheres, mais de todas as pessoas que tem mãe, companheira, ou uma figura feminina presente em suas vidas.
 
Realizar o auto-exame da mama, mamografia e diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, ajuda no tratamento e na cura da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário